EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Consultores da LBCA lançam livro sobre trabalhadores estrangeiros na Coreia do Sul

Os consultores da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) – Hochang Roh, Doutor e Mestre pela Seoul National University (Coreia do Sul) e Sang Jun Kim, são coautores do livro “Direito Internacional do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho: Trabalhadores Imigrantes, Refugiados e Fronteiriços”, que tem organização de Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante, Marco Antônio César Villatore e Tulio Tayano, e foi lançado recentemente.

O tema que os dois consultores desenvolveram foi a “Política Jurídica e suas críticas sobre contratação de estrangeiros na República da Coreia”. Eles fizeram um levantamento histórico, lembrando que a Coreia do Sul começou a receber trabalhadores estrangeiros a partir de 1980, com o regime do Estagiário Industrial, deixando de ser país exportador para ser importador de mão de obra.

De acordo com o levantamento dos autores, os trabalhadores estrangeiros residente na Coreia do Sul já totalizam mais de 2 milhões, representando 5% da população nacional. Os chineses constituem a maioria (47,5%) dos estrangeiros. Também há uma margem significativa de ilegais, que somam quase 240 mil.

Na Coreia do Sul, a massa de trabalhadores estrangeiros executa trabalhos que os coreanos deixaram de realizar. Segundo os autores, a política coreana de controle da mão de obra estrangeira está definida nas etapas de autorização de Contratação (entrada), Limitação de Alteração de Trabalho e Obrigatoriedade de Registro de Alteração (permanência e trabalho) e Seguro para Garantia de Saída do País (saída).

Hochang Roh e Sang Jun Kim já divisam o próximo trabalho conjunto: publicação de um novo texto sobre os “100 anos da OIT (Organização Internacional do Trabalho)”.

Post Relacionados

Cashback na era de dados

Cashback na era dos dados

Programas de cashback deixaram de ser ferramentas promocionais pontuais. Eles passaram a ocupar um papel central nas estratégias de fidelização, personalização e monetização de plataformas

Leia Mais »